Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cratera no nosso Brasil





No norte do Brasil, sob vegetação de savana tropical, encontra-se a evidência de uma colisão antiga. Aproximadamente 220 milhões de anos atrás, os geólogos calculam, um meteorito atingiu a Terra aqui (Coordenadas:   8°4'50"S   46°51'29"W), proximo as cidades de Fortaleza dos Nogueiras, Palmas, Alto Alegre do Pindaré.

Apesar de sua idade, a Serra da Cangalha localizada em Tocantins aqui mesmo no Brasil, formada pelo impacto de um meteoro, permanece bem conservada, repousando sobre sedimentos em grande parte inalteradas previstos cerca de 300 milhões de anos atrás.

O satelite ASTER da NASA foi quem tirou esta foto em 23 de junho de 2006, pelas coordenadas acima citadas dá para encontra-la pelo GoogleEarth. Os detalhes na foto em cor roxa/cinza demostram terrenos sem nenhuma vegetação. Pode-se notar evidentemente a estrutura da cratera e sua dimensão. Segundo os dados da ASTER o diametro da cratera é de 13Km e sua bacia interior é margeada por rochas crescentes de até 420m acima do terreno circundante. 

Inicialmente pensou-se ser um vulcão inativo, mas frente as evidencias corroboradas, como a ausencia de material/sedimento vulcanico tanto no centro com nas bordas e a presença de rochas entalhadas em formato de cone, formato este tipico de colisões, ficou estabelecido tratar-se de uma marca deixada por impacto de um corpo extra terrno em contato com nossa amigavel Terra e não uma marca restante de explosões do nosso magma interno.

 Fonte da imagem: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe sua opnião